quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vendedor Porta a Porta


No Brasil, existem cerca de 12.000.000 de profissionais autônomos que trabalham com venda porta a porta. Ao contrário do que se pensa, o conceito de vendedor porta a porta é muito diferente daquele profissional de vendas visto como chato, que sai pelas ruas apertando a campainha das casas por aí. A ANAVAPP(Associação Nacional de Vendedores Porta a Porta) lançou recentemente a “Cartilha do vendedor porta a porta”, escrita pelo presidente da associação, João Ribeiro. Nela, João destaca os mandamentos do vendedor porta a porta. Com a autorização da associação, publicamos abaixo os 55 mandamentos, na íntegra, do profissional que pretende encarar o mercado de vendas porta a porta:


1- Escolha a empresa certa. Fuja de empresas que não têm infra-estrutura e pessoas altamente treinadas e qualificadas para instruí-lo. As pessoas não instruídas tendem a fracassar. Nesse trabalho, 99% das pessoas param por falta de treinamento e instrução. A pessoa instruída está preparada. Saiba também se a empresa tem um centro de treinamento.
2- Observe e estude o sistema de Marketing da empresa. Veja se você tem chances de ganhar dinheiro com a equipe de vendas.
3- Esteja 100% comprometido com o seu trabalho. Dedique-se totalmente à empresa e determine-se a ganhar dinheiro com a marca que você escolheu. Vá atrás das pessoas. O sucesso da venda porta a porta depende de você e dos seus clientes.
4- Comprometa toda a sua família.
5- Participe de cursos e palestras e leia muitos livros relacionados ao seu trabalho, porque o conhecimento não ocupa espaço. Não seja um analfabeto profissional, ou seja, aquele que nunca leu sobre o seu negócio.
6- Não falte aos treinamentos. Seja um exemplo a ser seguido: pontual, responsável e dedicado.
7- Domine a arte de vender praticando. Não se aprende a nadar sem entrar na água. Todo o sucesso da venda porta a porta depende de visitar pessoas. Então, visite.
8- Faça da venda porta a porta a sua verdadeira ocupação na vida. Ame as vendas e, principalmente, cada pessoa da sua equipe.
9- Crie uma junta consultiva. Dê idéias. Vá à rua. O pior lugar da venda porta a porta é a sua casa. Tire um dia da semana e faça uma maratona, saindo com algumas pessoas da sua equipe em busca de novos clientes.
10- Seja o maior propagandista do seu negócio. Fale direto com o povo, visite rádios comunitárias, jornais de bairro, de condomínios ou da sua cidade. Não se afaste nunca do povo. Visite entidades, cooperativas, clube de mães e associações de bairro; onde tiver gente para ser recrutada, você deve estar lá. Lembre-se do que o Chacrinha dizia: Quem não se comunica, se trumbica”. Comunique às pessoas o que você faz.
11- Faça amigos todos os dias. Ligue para os antigos amigos e crie amigos novos diariamente.
12- Não culpe a empresa pela sua derrota temporária. Se há inadimplência, a responsabilidade é sua. Não queira transferir a responsabilidade para os outros.
13- Tenha uma noção apurada das obrigações. Aquilo que deve ser feito, tem que ser feito com urgência.
14- Não veja o trabalho como castigo, mas como oportunidade. Seja um dublê de proprietário. Nunca trate o seu negócio com descaso. Não faça do seu trabalho um bico, senão você vai ganhar um bico.
15- Tenha uma boa apresentação; ande com uma boa aparência. O produto, antes de ser o que é, é o que parece ser. Você tem que parecer um produto de primeira qualidade. Você tem que causar uma boa impressão à primeira vista.
16- Elimine as teias de aranha do seu pensamento. A sua mente é como um imã. Mude o seu pensamento e você mudará o mundo. Crie um clima emocional positivo. Nós recebemos aquilo que pensamos. Colhemos aquilo que plantamos.
17- Não tente fazer tudo sozinho. Ninguém se fez sozinho.
18- Faça uma boa apresentação do seu produto. Isso estimula a compra. Veja cada lançamento do mercado.
19- Descubra seus talentos. Só através de tentativas e erros é que chegamos próximos à perfeição. Quanto mais erros, mais próximos de acertos. O sim está sempre atrás do não. Vendas não é profissão para preguiçoso. Sua profissão é trabalhar.
20- Seja um caçador de resultados. Prefira os resultados. Não confie em cargos que a empresa possa dar ou oferecer. Ninguém vai conseguir nada de braços cruzados.
21- Não fuja às responsabilidades. Prefira a clareza à certeza. Seja claro com as pessoas. A única certeza que temos é que não temos a certeza de nada.
22- Prefira a confiança à vulnerabilidade. Confie 100% nas pessoas, mesmo que algumas delas decepcionem. Não é justo que passe a desconfiar de todo mundo.
23- Seja um agente de transformação. Comunique-se adequadamente por meio de exemplos. Você tem que se ver como uma pessoa diferente. Mude o seu humor e a sua maneira de ser.
24- Cumpra suas promessas. Você não precisa prometer, mas cumpra todas as promessas. Não importa se está chovendo; cumpra o horário e o compromisso que você assumiu.
25- Siga o seu coração com muita coragem. Diz o ditado que "A boca diz o que o coração está cheio".
26- Use o poder da comunicação oral por meio da sua família. As famílias precisam se comunicar por meio do poder da comunicação verbal.
27- Tenha iniciativa e decisão. Você só depende de Deus e de iniciativa para fazer coisas boas. Seja rico de pensamentos. Eles podem porque pensam que podem. E você pode.
28- Ponha-se em atividade e aprenda rápido a diferença que existe entre atividade e produtividade. Tem gente que acorda às 5 horas da manhã e ganha R$ 2,00 por dia. Tem gente que dorme o dia inteiro e ganha milhões de dólares por show.
29- Você tem que identificar as oportunidades. Escolha o produto certo. Por exemplo, as pessoas estão investindo em alguns produtos periodicamente; cosméticos é um deles.
30- Vá atrás de novos clientes todos os dias, mas lembre-se dos velhos clientes. Nunca se esqueça das pessoas, senão elas se esquecem de você.
31- Tenha sempre cartão de visitas e distribua-os sem pena. As pessoas não têm bola de cristal para saber se você será um grande vendedor.
32- No primeiro contato com o cliente, comece com um sorriso franco e jovial. Olho no olho. Seja amável e agradável. Repita o nome da pessoa e grave mentalmente. O nome dele é o nome mais doce do seu dicionário. Esteja sempre preparado para um aperto de mão forte e caloroso. As pessoas gostam de pessoas simples como elas. O vendedor jamais pode ter o rei na barriga, se achar o máximo ou o rei da cocada preta.
33- Qualificação. Descubra a verdadeira necessidade dos seus clientes, como por exemplo, do que eles mais gostam. Você tem obrigação de ajudá-los da melhor forma possível. Você tem que aprender a vender idéias. Pintar o futuro na cabeça das pessoas. Se você não vender nas primeiras tentativas, provavelmente voltará a vender nas próximas.
34- Objeções e desculpas. Aprenda o que fazer para refutá-las. Ouça as pessoas. Vendedor não pode falar demais. Mais de 50% das vendas não são feitas porque os vendedores falam demais. Faça perguntas pelas respostas. Fale primeiro o que o produto é capaz de fazer.
35- Mude a direção da conversa. Se o cliente começar a falar sobre outro assunto, como futebol, por exemplo, traga a conversa para o produto novamente.
36- Não diga e não pergunte aos clientes coisas que o agridam, do tipo, "Quanto você ganha?". Ele pode se sentir ferido. Faça perguntas de avanços alternados, do tipo "Você gostaria de ganhar dinheiro já?" "Você gostaria de começar o tratamento já?".
37- Fechamento. Seja de uma venda ou de um convite: tem um ditado que diz que "Com um sorriso se vende uma boneca e um avião." Por isso é bom ter o hábito de ler muito. A leitura amplia a sua visão e enriquece o seu vocabulário.
38- Veja o custo benefício do seu produto. Hoje, as coisas realmente custam caro. As pessoas lutam por aquilo que podem ter. Custo muito caro não existe.
39- Você nunca será demitido porque nunca foi admitido. Você é quem comanda todo o seu negócio.
40- Fale da empresa que você representa. Diga há quanto tempo ela está no mercado e sem tem SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. É importante para o cliente o pós-venda. Continue prestando um serviço de qualidade.
41- Seja fraco e honesto com o seu cliente. Não minta e não prometa nada para tirar vantagem. Cliente não pode ser tratado como bobo.
42- Peça dicas. Tenha um programa de indicações. As fontes de novos negócios são indicações. Se você trabalha com cosméticos, dê um prêmio para cada indicação. Você cria um campo novo de trabalho. Faça uma lista de nomes e não se esqueça de entregar cada coisa que prometer. Tenha sempre fichas cadastrais com nome, endereço e telefone de cada cliente e vá atrás destas pessoas. Jamais jogue estas fichas fora. Estas pessoas são os seus clientes e se dão bem com o seu produto. Solicite a eles telefone de amigos e pergunte se pode ligar dizendo quem indicou para marcar uma visita.
43- Expressões que você deve usar:
- investimento pessoal
- vou fazer um acompanhamento em sua própria casa
- tenha o seu próprio produto
- vou ajudá-lo a conferir a quantia total das vendas
- garantia 100% do resultado
- economia = você vai obter resultados imediatos
- a sua satisfação é importante para a gente
- vamos mantendo contato
- produtos testados e aprovados
- satisfação garantida
- tenho certeza de que você vai gostar
- milhares de pessoas vêm usando e aprovando
- você pode me ligar a qualquer hora
44- Expressões que você não deve usar:
- custo. Não use a palavra comprar ou vender. É negativo. Em vez disso use investimento.
- vou pensar, talvez, quem sabe, não sei e não posso decidir. Evite qualquer palavra de conotação negativa. É melhor ficar calado.
45- Não seja imediatista. Não queira começar de cima. Seja paciente e persistente, o que não quer dizer não fazer nada.
46- Sinta-se uma pessoa realizada, não satisfeita com aquilo que você conquistou. Se você não cuidar das suas realizações, ninguém vai cuidar para você.
47- Envolva-se de corpo e alma no seu negócio. Seja mais produtivo e feliz. Busque um trabalho do qual tenha sentido. Não seja alienado.
48- Nunca tente colher o que não plantou. Já dizia Adam Smith: “A ambição universal do homem é viver colhendo o que nunca plantou”.
49- Informações. Seja uma pessoa bem informada. Vá buscar a informação onde quer que ela esteja. Veja o que é importante para você. Busque a resposta certa. Se você refletir, sua vida está em desordem. Você tem que tirar esta desordem para que as coisas comecem a dar certo.
50- Avalie o que você está recebendo.
51- Seja um aprendiz por toda vida. Você tem que estar sintonizado com a vida. Se aprende muito mais ouvindo do que falando. Observe o que está acontecendo a sua volta. Ninguém vai fazer um computador melhor do que o ser humano. As pessoas têm preguiça de pensar. Goethe dizia: “Nunca somos enganados; somos nós que enganamos a nós mesmos”.
52- Não perca o foco. É como tirar uma fotografia. Você tem que saber olhar o que você quer, o que vai captar, o que percebe com o seu olhar. Muitas vezes você vê 60 mil vezes e não vê nada. Aprenda a escutar com os olhos, analisando as suas reações e das pessoas. Olhe-se no espelho e veja se está satisfeito com o que vê.
53- Descubra aquilo que realmente você gosta de fazer e faça! Faça alguma coisa que melhore o seu estado de espírito e com o que possa trabalhar a vida inteira.
54- O que leva ao sucesso:
- competência
- conhecimento organizado
- cooperação
55- O que leva ao fracasso:
- incompetência
- falta de méritos
- enganação
- não cumprir promessas
- comodismo
- falsidade
- não dar valor ao ser humano

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