quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Estratégias de Vendas no Varejo

1. AROMAS - Estimulam associações positivas de bem-estar. Já existem empresas que vendem às lojas fragâncias artificiais, como a do cheiro do carro novo. Assar o pão in loco nas padarias tem um propósito: o cheiro desperta a fome e as pessoas compram mais comida.
2. MÚSICA - Altera a percepção das pessoas sobre a passagem do tempo: elas ficam na loja sem se dar conta.
3. OXIGENAÇÃO - Provoca bem-estar e leve euforia, duas sensações associadas à compra por impulso. Alguns shoppings já usam o sisitema de ventilação para aumentar a concentração de oxigênio no ambiente.
4. DISPOSIÇÃO - Os prudutos mais caros ficam sempre à direita de quem entra na loja. É por lá que as pessoas começão a visita.
5. EXPERIMENTAÇÃO - Deixar o cliente testar os produtos aumenta em 30% a chance de compra.
6. PREÇO - É melhor anunciar 1,99 do que 2,00 reais.Como o cérebro identifica os símbolos da esquerda para direita, é justamente o primeiro número que mais se fixa à mente.
7. VISÃO - Os artigos mais procurados ficam posicionados na altura dos olhos. É para lá que as pessoas olham primeiro.
8. GANCHO - Os produtos são organizados por temas. O cliente típico procura um macarrão e acaba levando também o molho de tomate e o queijo ralado.
9. BELEZA - Expor os produtos mais bonitos na entrada da loja atrai as pessoas. Os menos vistosos ficam em segundo plano visual.
10. OFERTAS - As ofertas do tipo "compre um e leve dois" vendem até 70% mais. Elas parecem vantajosas , mas nem sempre são.
11. LOCALIZAÇÃO - As seções mais populares ficam longe umas das outras. É para estimular a circulação.

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