terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Comportamento do Consumidor


Um brasileiro vai ao longo de sua vida 3.600 vezes no supermercado para comprar mantimentos, gasta 77 minutos para fazer suas compras (os norte-americanos levam 54 minutos) e decide no local 85% dos ítens que coloca no carrinho. Dados como estes não só mostram a importância do varejo nos negócios como também o grau de sofisticação necessário para para decifrar o comportamento do consumidor.
Assim como acontece com imóveis o mais importante é a localização. Há gôndolas que vendem mais independentemente do produto que contenham, por causa do lugar onde se localizam em relação à entrada da loja. As pessoas se movem em sentido anti-horário, do fundo para frente e compram mais o que está à esquerda do seu carrinho.
Em algumas organizaçôes, a compreensão do comportamento do consumidor no varejo levou à criação de departamentos específicos. Temos que observar todas as ações do comprador como a linguagem corporal do shopper na frente da gôndola, isto já é um bom começo. O sucesso de um produto depende muito mais da compreensão do momento da compra do que muitos esforços em campanhas publicitárias.

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