quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ORÇAMENTO DE VENDAS - BUDGET

Aqui venho mostrar a importância da elaboração de um Orçamento de Vendas - BUDGET para uma empresa.
O processo orçamentário está em praticamente todos os nossos ambientes de convívio. Seja na hora fazer compras no supermercado com a família ou até mesmo na elaboração daquela festa de final de ano com os amigos de futebol. É preciso determinar a quantidade de comida e bebida a ser comprada, quantas pessoas irão comer ou irão a festa. No mundo empresarial não é diferente. Um bom orçamento é a diferença entre empresas competitivas e empresas medíocres. Estabelecer metas e prazos de vendas é o objetivo do orçamento de vendas que deverá ser elaborado dentro da realidade da empresa (ambiente interno) e da realidade do mercado (ambiente externo - AMBIENTE DE MARKETING). Estabelecer metas, criar resultados e atingir objetivos, essa é característica do orçamento de vendas, ou seja, essa é a característica das empresas competitivas. O homem desde a sua antiguidade já utilizava de práticas orçamentárias para prever a quantidade de comida que era necessária para estocar nos longos invernos. Portanto a necessidade de orçar é tão antiga quanto a humanidade e existem vestígios de orçamentos até mesmo antes da invenção do dinheiro.
O orçamento como conhecemos hoje teve sua origem na administração púbica e começou a ser utilizado em empresas a partir de 1919 nos EUA. Sua principal função é o planejamento e o controle de resultados através da coordenação conjunta das operações da empresa. Esse controle permite a empresa um gerenciamento central das atividades. Atualmente o orçamento é utilizado para atingir metas financeiras onde a alta gerencia estabelece metas como: vendas por unidade, rentabilidade por produto, custos e despesas departamentais, e outras.
O processo orçamentário é um grande desafio para qualquer instituição no mundo. O orçamento é de grande importância, pois propicia a visão do futuro financeiro da empresa, e também facilita o trabalho em equipe, pois todos sabem onde a empresa espera chegar e quais as metas a alcançar.
A previsão de vendas é uma forma de avaliar as perspectivas futuras de vendas da empresa. Essa força de vendas depende muito do esforço dos profissionais envolvidos no controle operacional da empresa. A previsão de vendas é o inicio da elaboração do orçamento de vendas que tem como base as ações de controle financeiro, mercadológico e operacional.
O orçamento de vendas estima a quantidade de cada produto que a empresa deseja vender em um determinado período. Para determinar o orçamento de vendas deve-se levar em conta fatores externos e internos. Os fatores internos são a capacidade de produção, capacidade de vendas, gestão financeira e logística de entregas. Os fatores externos são o mercado, concorrentes, política e economia externa, tecnologia e fatores sociais e culturais (AMBIENTE DE MARKETING).
Um bom orçamento de vendas deve levar em conta as variáveis do ambiente em que a empresa está inserida. No orçamento é importante agrupar os produtos e serviços por afinidade, a fim de identificar a rentabilidade por família de produtos. Analisar os volumes de vendas, o custo e a margem por produto. Definir o crescimento, analisar o faturamento e a rentabilidade mês a mês, para controlar imprevistos e identificar ameaças.
Toda empresa seja ela grande ou pequena deve elaborar um orçamento de vendas dentro a sua realidade e da realidade do mercado. Estabelecer metas tangíveis é a diferença entre o sucesso empresarial e a frustração de ver suas vendas caírem por conta de um planejamento não feito. O gestor da área de vendas deve estar atendo ao que o mercado deseja e a aquilo que sua empresa pode oferecer.
Todo Orçamento de Vendas deve ser elaborado através do Planejamento de Vendas e executado junto com a Força de Vendas ( ONDE, QUANTO E QUANDO ).

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