quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DISCIPLINA EM VENDAS

Realmente as tarefas administrativas para um vendedor ou representante comercial tornam-se um entrave para as atividades preferidas do profissional. Prespecção, visitação, negociação, acompanhamento das atividades dos clientes, almoços, jantares, etc.; estas são as tarefas motivadoras do vendedor.
Certamente que a prioridade de um vendedor é atingir a meta proposta ou supera-la. Ganhar suas comissões, bonus e prêmios! Um gestor comercial com todas expertises e ferramentas atuais deve oferecer o "norte" para estes resultados.
Temos que ter muito cuidado ao implantar ou falar em disciplina com a equipe, pois nunca poderemos bloquear a principal competência do vendedor: CRIATIVIDADE.
Mas a implantação de sistemas que mudem os paradigmas do profissional é necessário, como em muitos casos que presenciei, envolve muitas variáveis que muitas vezes não consideramos.
Não basta implantar e é assim que tem que ser feito !
Sugiro trabalhar no desenvolvimento destes profissionais na seguinte referência:
PERFIL ATUAL X COMPETÊNCIAS
Perfil do Atual Profissional de Vendas: Organização; Pró-ativo; Reativo; Visão Global; Metas; Agilidade; Altruista; Comunicação; Criatividade; Desafios; Empreendedor; Equilíbrio; Extroversão; Fexibilidade; Formalidade; Humildade; Liderança; Marketing.
Definição de COMPETÊNCIA:
São habilidades especiais que geram vantagens competitivas;
Algumas são cultivadas, outras são desenvolvidas;
A vantagem competitiva advém de uma competência;
A estratégia de vendas deve ser buscada com uso das dez competências:
PERCEPÇÃO AGUDA
ÉTICA
ORGANIZAÇÃO
MUTUALIDADE
CRIATIVIDADE
FLEXIBILIDADE
CONHECIMENTO
AGILIDADE
PRÓ AÇÃO
PERSISTÊNCIA

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