quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Perfil do Gerente de Vendas

A equipe de vendas é a grande responsável pela realização de qualquer estratégia de marketing. Por isso ela deve ser profissional, treinada, motivada e eficiente.
O gerente é o espelho de qualquer equipe. Ele exerce várias funções ao mesmo tempo e tem como seu maior objetivo incrementar vendas, através do seu trabalho e do trabalho de todos. É preciso que ele tenha a visão ampla e capacidade de transformar sua parcela de contribuição numa parte fundamental dos resultados. Ele não tem usa equipe, ele faz com que a equipe o tenha. Ele precisa atuar como um facilitador, uma pessoa pronta a retirar as barreiras que prejudicam os resultados do grupo, de forma que todos vejam nele uma pessoa que os ajuda a atingir os seus objetivos.
Os gerentes de vendas exercem quatro papeis fundamentais: o de vendedor, o de treinador, o de gerente de operações e o de gerente de vendas propriamente dito. Em primeiro lugar ele deve funcionar como um vendedor, ajudando a sua equipe a produzir resultados através do exemplo, responsabilizando-se em alguns casos por fazer vendas, de forma a demonstrar à sua equipe a melhor maneira de atuar.
Ele precisa funcionar também como um treinador, ensinando o máximo possível e delegando à sua equipe o maior número de atividades, de forma a fazê-la funcionar sem a necessidade de sua ajuda. Vendedores com autonomia passam maior segurança para os seus clientes fazem-no perder menos tempo à espera de alguma decisão e, além disso, se tornam mais produtivos e eficientes.
Sendo a atividade de vendas de cunho operacional, torna-se preponderante que o gerente mereça também o papel de coordenador das operações. Ele precisa criar um ambiente adequado, facilitando o processo de envolvimento dos clientes, tornando o local agradável, envolvente, criando um cenário que facilite o processo de comercialização.
Por último, o gerente precisa exercer efetivamente o papel de "Gerente de vendas", procurando desenvolver em cada uma da sua equipe o melhor de seu potencial .
Este profissional precisa ter uma estratégia bem definida, com ações pré-determinadas capazes de aperfeiçoar o relacionamento com os seus clientes. Para tanto, o conhecimento das técnicas de vendas, seus principais passos e as táticas a serem aplicadas a cada perfil de clientes precisam ser conhecidas por todos.
Estar próximo do corpo de vendas não é somente uma questão de estar fisicamente. Ele precisa conhecer cada componente de seu grupo, suas limitações, potencialidades e acompanhá-lo de perto, sempre na hora da verdade. Os profissionais precisam sentir sua presença, principalmente através da competência, criatividade e clara noção da necessidade de satisfazer aos seus clientes.
Um gerente pró-ativo e não reativo, que passe vibração, que desenvolva a técnica de motivação do grupo e que passe ônus vital, é o melhor caminho para se atingir os resultados de marketing das empresas.

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