quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Planeja suas Vendas para 2012

O ano de 2012 já esta aí! Elabore seu Plano de Vendas junto com a Força de Vendas.
Plano de metas bem elaborado faz a equipe atuar com consciência dos resultados a alcançar.
Devem estar atentos ao que acontece na economia, porém não podem se tornar reféns do mercado, aguardando que ele decida o destino das negociações e das suas estratégias de prospecção e fidelidade de clientes. É preciso ter um plano de metas bem elaborado para que todos os colaboradores treinados e preparados, iniciem seu trabalho com consciência dos resultados a alcançar.
Metas são traçadas para serem cumpridas; no entanto, é imprescindível dividi-las em semestrais, mensais, semanais e diárias e dedicar, no mínimo, cinco minutos pela manhã para programar o dia com resultados. Faça isso escrevendo no papel suas ações diárias com ordem de prioridade, dividindo-as em estratégias e de manutenção. Tenha ações estratégicas para conquistar e prospectar novos clientes, fechar novos negócios e fazer uma pesquisa de campo.
No fim do dia, reflita sobre as ações que funcionaram e as que não deram certo para alcançar a meta. Desse modo, há tempo para se verificar o que está errado e buscar novas alternativas e estratégias para contornar possíveis obstáculos. Por isso, se o processo for acompanhado passo a passo, pode-se reverter situações inesperadas e partir de decisões inteligentes e eficazes.
O planejamento é uma das principais ferramentas do administrador, porque permite lidar com a adversidade e aproveitar o momento desfavorável para crescer, pois quem está mais bem-preparado obtém vantagens em relação a quem apenas se deixou levar pelo embalo do mercado. Portanto, é ai que entram as opções variadas de estratégias, analisando as possíveis condições do mercado ao longo de todo o ano. São os chamados dois cenários:
OTIMISTA: O gestor deve ter uma visão positiva das possibilidades de lucro, mas não ilusória. Ele deve preparar, treinar, desenvolver novas técnicas e confiar no rendimento de sua equipe para dobrar ou triplicar o faturamento. Nesse cenário, é importante que não só os resultados sejam altos, mas a valorização das metas que forem atingidas pelos membros da equipe;
REALISTA: Ponderações são feitas entre os recursos que estarão á disposição de empresa e a situação do mercado prevista para o período de tempo em que se pretende trabalhar com metas. Os objetivos finais devem considerar as barreiras que dificultam o resultado final. O planejamento realista deve sempre ser desenvolvida com a força de vendas treinada e praparada para derubar as barreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário