quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MOTIVAÇÃO EM VENDAS

Muitos confundem o significado da palavra motivação. Muitos dizem em suas palestras que irão motivar todos. Outros pregam que é preciso a auto-motivação, que na verdade, é um vício de linguagem, posteriormente veremos porque. Se analisarmos o processo motivacional, podemos chegar a seguinte conclusão: Ninguém motiva ninguém, e ponto final. O que acontece, é um estímulo gerado por alguém ou alguma coisa, que faz com que o outro indivíduo, o estimulado, tenha motivos para fazer algo. Por isso, freqüentemente, ouvimos reclamações de proprietários de empresas que, enviaram seus vendedores para serem motivados, para assim, venderem mais e gerarem mais resultados e não sabem porque não deu certo. Isso é bastante simples. Do que adianta enviar todos os vendedores para que sejam massageados por inúmeros estímulos motivacionais se quando retornarem ao trabalho, não existe nada daquilo que o Palestrante disse? É uma grande ilusão acreditar que em uma noite, em uma semana ou seja o tempo que for, indivíduos serão motivados pelo resto da vida. Motivação está dentro de cada um de nós, e quando somos estimulados, geramos algumas expectativas que se não forem alcançadas, causam-nos males. Nenhum vendedor irá se motivar durante um grande período só porque alguém falou que ele precisa acreditar, precisa estar bem, precisa fazer o melhor, precisa dar o sangue pela Empresa, que assim ele terá suas expectativas alcançadas. Isso seria maravilhoso se acontecesse, porém, a grande maioria das empresas quer compartilhar somente os problemas com os vendedores e de forma alguma, querem compartilhar os resultados. Quando somos estimulados à motivação, automaticamente criamos expectativas, anseios e começamos a fazer de tudo para que as coisas dêem certo para a empresa, porque se o Palestrante falou que eu me darei bem, é verdade! Quando voltamos para a empresa e não vemos nada daquilo que nos foi afirmado, automaticamente também criamos mecanismos de defesa, que nos impedirão de acreditar novamente no que nos falarem. É preciso então, que antes de qualquer medida, ou tentativa de motivar vendedores, que donos de empresas e gerentes ouçam seus vendedores, individualmente, para que descubram o que lhes motiva. Se é dinheiro somente, ou reconhecimento, se é o ambiente em que se trabalha ou as promoções que se recebe. Acredito que quando os empresários enxergarem o ser humano que existe dentro de cada um dos seus vendedores, e passarem, além de dar-lhes estímulos motivacionais, recompensas pelo seu desempenho e torná-os parte das empresas, os processos de estímulos à motivação terão excelentes resultados, já que empresa alguma sobrevive sem pessoas, principalmente sem os clientes.

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