quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

VENDAS

Todo vendedor precisa ser um bom negociador, capaz de convencer o cliente a fechar a compra, sem nunca se arrepender de ter levado o produto.
Algumas características são essenciais ao perfil de um negociador competente. Primeiramente, é importante que ele seja o melhor em empatia, para descobrir como atender as expectativas do consumidor, e assim criar uma sinergia e aceitação.
Um negociador também deve ouvir atentamente, falar a linguagem do cliente, transmitir confiança e ter conhecimento profundo do mercado no qual atua. A função de um vendedor, nos dias de hoje, é a de um consultor, uma pessoa que recomenda a melhor solução para o cliente.
Um dos maiores erros, de um negociador, é achar que o preço é o único impasse numa negociação. As pessoas levam cada vez mais em conta o atendimento, a qualidade do produto, o pós-venda, o mínimo de risco para o negócio. Por isso, é fundamental preparar-se para negociar bem. Um bom vendedor busca informações sobre o cliente, procura descobrir quais são suas necessidades e dificuldades, e tem sempre uma opção na manga para não perder a venda.
Para garantir uma boa negociação, em que todos saiam ganhando, é necessário estabelecer limites de negociação como prazo, preço mínimo de venda, condições de pagamento e nível de estoque.
Existem vários estilos de negociação. O mais indicado é o consultivo, aquele em que o vendedor comercializa soluções para o cliente, é orientador.
Há outros, como o ativo, em que o profissional aproveita um momento de hesitação do cliente e toma a iniciativa para fechar o pedido, o de persuasão, quando ele induz a venda com argumentos como "esta é a última peça", e o de alternativas, no qual lista opções como cor, condições de pagamento e formas de entrega.
O menos indicado é o estilo de confrontação, isto é, aquele em que o vendedor fecha a proposta e praticamente exige uma decisão do cliente. Em qualquer um desses estilos, o vendedor precisa ter em mente que o cliente é seu parceiro e a relação é, sempre, do estilo ganha-ganha.

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