quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Porque as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas


Se duas empresas de um mesmo grupo resolvem trabalhar em conjunto para vender mais, esse será um fato trivial no mundo dos negócios. Uma palavra, porém, pode fazer a diferença. No lugar de "colaboração" diga "sinergia". Daí em diante vale tudo: o empresário pode "ajustar seus processos para potencializar um clima organizacional que propicie o clima sinergístico". Isso não quer dizer nada - mas impressiona. Tal estilo pernóstico e vazio permeia grande parte da cultura corporativa. Bobagens palavrosas garantem a boa vida de muitos gurus empresariais, do tipo que adora fazer palestras de motivação. Toda atenção ao querer vomitar essas besteiras num clima de negócios, pois isso pode desviar seu objetivo.

"Nosso capital de conhecimentos permite alavancar um ecossistema de parceiros
para ampliar o valor agregado nas ações estratégicas com foco no cliente".
Tradução: Nossa experiência será usada em parceria com outras empresas para
conquistar mais clientes.

"Estamos anunciando uma série de transferências de capacitação necessária para
manter a vantagem competitiva, infelizmente, no contexto da reengenharia do
grupo, o seu setor terá de passar por um downsinzing.
Tradução: Contratamos outra empresa que faz seu serviço pela metade do preço
e você e sua equipe estão no olho da rua.

"Depois de anos de P&D, estamos promovendo uma mudança de paradigmas na
rede de ativos estratégicos para consolidar nossa posição no mercado.
Tradução: Contratamos uma empresa que instalou softwares novos para não
sermos batidos pela concorrência.

Trechos tirados da revista Veja de 18/07/2007.
Sugiro o livro escrito por tres norteamericanos Brian Fugere, Chelsea Hardaway e
Jon Warshawsky: "Por que as Pessoas de Negócios Falam como Idiotas" (Tradução
de Alice Javier; 192 páginas; R$ 24,90).

Nenhum comentário:

Postar um comentário