quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vendas e Stress

O stress é um fenõmeno orgânico, em que uma série de hormônios (ACTH, adrenalina, cortisol) entram na corrente sanguínea deixando o corpo pronto para a ação. Está ligado à percepção. Se alguém estiver passando por uma rua escura e interpretar alguma sombra como de um ladrão, pouco importa que seja de um ladrão, de um pacato cidadão ou um galho de árvore. O organismo reage conforme a interpretação dada ao lançar no sangue os respectivos hormônios. O desenvolvimento aconteçe em tres fases:
1) Reação de alarme
2) Resistência
3) Exaustão
A reação de alarme é a resposta inicial do corpo e demora 8 segundos para lançar os hormônios. A resistência é a continuação da resposta até um certo ponto e depende de cada pessoa. A continuação sem um reparo apropriado leva à exaustão, ocorrendo consequências negativas. A questão não é o stress em si, mas sim o prolongamento sem reparo que leva à exaustão.
Para as consequências positivas e negativas do stress vamos usar duas expressões: o eu-stress e o distress. O eu-stress é o stress da vida. O distress é o stress das doenças, desequilíbrio e das disfunções. Quimicamente estas duas formas de stress saõ iguais.
Os procedimentos face ao stress numa negociação são de duas formas - física ou psicológica:
A física é relacionado á tecnicas de relaxamento, exercícios e dietas.
A psicológica depende da conscientização dos sinais que nosso corpo está transmitindo. Estes sinais indicam se estamos agindo dentro das possibilidades, se estamos nos superando ou nos violentando. Esta habilidade é fundamental, já que ela poderá entender também os sinais que são emitidos pelo outro negociador.
Concluimos que quando um vendedor aprende a lidar com o seu stress, percebendo as suas manifestações físicas e psicológicas e não permitindo que atinja a exaustão, terá adquirido uma importante habilidade. Ele saberá o que é o stress da vida (eu-stress), o stress da auto-realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário