quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Desmistificando o Marketing

De uns tempos para cá, marketing virou sinônimo de muita coisa. A palavra ganhou até uma conotação nefasta de manipulação de mentes. Fazer uso do marketing, ou ser “marketeiro”, virou sinônimo de enganar e ser “enrolador”.
Muitos profissionais utilizam o marketing como ferramenta de vendas sem saber o que estão dizendo. E assim se faz uma imagem difusa de Vendas x Marketing.
Marketing passou a ser uma palavra pejorativa, utilizada na definição de vários novos conceitos. Marketing de Guerrilha, BuzzMarketing e Marketing Viral são alguns exemplos...acreditem já ouvi até em Marketing Astral (de astrologia).
Novas definições mercadológicas que, isoladamente, levam-nos a acreditar que marketing pode ser a mesma coisa que esforço promocional. Ou que marketing é, simplesmente, vender mais. Que marketing é publicidade. Que marketing é propaganda. Enfim, que marketing é, somente, falar.
Entrevistado por Peter Drucker, Philip Kotler explica - de forma simples e genial - "a definição de marketing e a diferença entre o esforço de vendas e o esforço de marketing.A definição mais curta que já ouvi dizer que marketing é encontrar necessidade e satisfazê-las. Eu acrescentaria que ele produz valores positivos para ambas as partes. A diferença entre marketing e vendas está no seguinte: se você começa com os clientes, consumidores, ou grupos que deseja atender bem – isso é marketing. Se você começa com um conjunto de produtos que tem e deseja colocar no mercado que possa encontrar, isso é venda."
De acordo com Philip Kotler, "a troca é o conceito central de marketing. Exige a oferta de valor a alguém, em troca de valor. Através das trocas, várias unidades sociais – indivíduos, pequenos grupos, organizações, nações inteiras – obtêm os insumos de que precisam. Pela desistência de alguma coisa, elas adquirem alguma outra coisa em seu lugar. Essa alguma coisa é normalmente mais valiosa do que aquilo de que se desistiu, o que explica a motivação da troca."
Resumindo: se você deseja fazer uma ação de marketing, antes de falar, aprenda ou seremos eternos "marketeiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário