quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Na sociedade moderna , a fonte primária de criação de valor mudou seu foco, antes direcionada na eficácia e produtividade empresarial e hoje, para os relacionamentos. A preocupação é construir relacionamentos baseados na confiança e na estruturação de processos de gestão que assegurem a efetiva participação de todos da organização. Dentro deste contexto, a informação passa a ter um grande valor neste novo processo.
A Inteligência Competitiva pode ser entendida como o conjunto de ações sistematizadas de busca; que visa descobrir as forças que regem os negócios; de análise e de disseminação; das informações úteis aos tomadores de decisão das organizações e proteger o conhecimento gerado.
É um processo proativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional.
O objetivo maior da Inteligência Competitiva é agregar valor à informação, buscando o crescimento organizacional.
Sistema é um todo organizado formado por elementos interdependentes, que está rodeado por um meio exterior ( se o sistema interage com o meio exterior é designado por sistema aberto); as relações do sistema com o meio exterior processam-se através de trocas de informação por canais de comunicação.
A definição de sistema originou-se da Teoria de Sistemas, em que:
· Um sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados.
· Um sistema com intenções é um sistema criado pelo homem que busca um conjunto de objetivos
· Sistemas Abertos: interagem com o ambiente.
· Sistemas Dinâmicos Recebem entradas do ambiente, processam-nas e produzem resultados.
· Subsistemas:
Um sistema de inteligência Competitiva busca transformar os dados em informações e estas informações em “ Inteligência Ativa”.
· Dados são informações básicas ,de forma meramente bruta
· Informações são dados organizados de modo significativo agregando o conhecimento de especialistas, sendo subsídio útil para tomar decisões
· Inteligência ou conhecimento é a informação que possibilita administradores tomarem decisões , porque fornece um grau de previsão de coisas que causam impactos na Organização. Obriga a administração a tomar atitudes em resposta a inteligência recebida, por isso é dita ativa.
De forma simples, considera-se dado um valor sem significado, que quando transformado, gera o conhecimento.
A informação é um dado com significado. Características da boa informação: pertinência disponibilidade no tempo adequado e precisão.
A inteligência ou conhecimento é a informação estruturada e contextualizada. A inteligência ou conhecimento é o elemento habilitador da decisão. O processo de Inteligência Competitiva origina-se a partir das informações.
O processo de Inteligência Competitiva tem sua origem nos métodos usados por órgãos de Inteligência governamentais. Essas ferramentas foram adaptadas à realidade empresarial e à nova ordem mundial, sendo incorporadas a esse processo as técnicas utilizadas:
  • pela Ciência da Informação, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de informações formais;
  • pela Tecnologia da Informação, dando ênfase as suas ferramentas de gerenciamento de redes,informações e às ferramentas de mineração de dados;
  • pela Administração, representada por suas áreas de estratégia, marketing e gestão.
O processo informacional é composto pelas etapas de prospecção, seleção e filtragem de informações estratégicas de dois fluxos informacionais: formais e informais. Formais ( coleta de dados) e informais (tanto do macroambiente como do ambiente competitivo e interno da empresa), análise de forma filtrada e integrada e disseminação.
Etapas para preparação de um Sistema de Inteligência Competitiva:
  • Identificar as necessidades da Informação;
  • Coletar informações
  • Analisar as informações coletadas;
  • Disseminação das informações
  • Avaliação
O plano de uso destas informações significa coletar informações sobre o objetivo definido pela organização .Os produtos gerados apoiaram os níveis estratégicos e táticos da Organização, bem como diversos participantes e stakeholders. No nível estratégico, o produto muda com a natureza do negócio e o tático, refere-se ao nível de execução da Organização.
A Inteligência Competitiva é um sistema ético, porque nenhum sistema de inteligência competitiva deve se pautar em ações antiéticas, e não ser assistemático, formalizado e interruptamente avaliado.
Deve-se identificar, coletar, analisar e disseminar a informação estratégica para Organização viabilizando seu uso no processo decisório. A preocupação não é em atestar o que aconteceu e sim, busca auxiliar na identificação de mercados e tendências.
A gestão do Conhecimento é um processo, articulado e intencional destinado a sustentar ou promover o desempenho global da organização , tendo como base o conhecimento , buscando gerenciar o conhecimento acumulado de indivíduos a fim de transformá-los em ativos da empresa. Ela cria condições para que o conhecimento seja criado, socializado,externalizado dentro da empresa, transformando-o de tácito em explícito.
A Inteligência Competitiva está voltada para o conhecimento vindo do ambiente externo da organização.
A Inteligência Competitiva é metodologia que faz parte a Gestão do Conhecimento. A diferença está no foco de cada uma: A Gestão do Conhecimento enfoca o Capital Intelectual na Organização e a Inteligência Competitiva enfoca as Estratégias da Organização.
A globalização e os avanços tecnológicos estão provocando mudanças constantes no ambiente e dificultando a tomada de decisão. Com o mercado cada vez mais competitivo, as organizações necessitam de ferramentas capazes de auxiliá-las neste contexto de insegurança empresarial. A Inteligência Competitiva é hoje, uma dessas ferramentas de apoio gerencial.
A Inteligência Competitiva lida com informações públicas sobre a “ competição” e as “ competidoras” com intuito de auxiliar a Organização buscando vantagem competitiva ,por meio de decisões estratégicas alinhadas ao negócio.


FONTE: CHIAVENNATTO, ALBERTO - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO EDITORA CAMPUS 2003
GOMES , ELISABETH ; Braga, FABIANE - INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EDITORA CAMPUS 2004
PORTER, M. E. - A VANTAGEM COMPETITIVA DAS NAÇÕES EDITORA CAMPUS 1993

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